Terça-feira, 28 de Julho de 2009

Passaram já vinte anos da edição  (Fevereiro de 1989) de um pequeno ensaio/manifesto que eu e o Luís Miguel Viterbo escrevemos e que a &etc editou. O título era" A Elaboração dos Acasos", com o ante-título "Amizade, Enamoramento". Era uma reflexão/provocação sobre as relações entre as pessoas, as relações afectivas: o enamoramento, a paixão, a amizade, o amor.

Na sequência de leituras da época, desde logo Os Nós e os Laços, de António Alçada Baptista, mas também os Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes, O Amor e o Ocidente, de Denis de Rougemont ou Enamoramento e Amor, de Francesco Alberoni, entre outros, juntámo-nos para escrever este texto, que começava assim:

 

"Escrever, falar sobre o amor, a paixão, o enamoramento ou a amizade, as suas formas e os seus significados, é escrever sobre escrita e falar sobre fala, é escrever ou falar sobre linguagens..."

 

Vinte anos depois nada mudou e tudo mudou.


Arquivado em:

Nuno Artur Silva às 17:08 | link do post

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




Bio Notas biográficas Currículos Fotos Links Acerca E-mail Work Livros Peças Episódios Artigos Ideias Notas Média Rádio English