Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

O Joaquim Letria foi convidado esta semana do programa Show Markl, no nosso Canal Q. Por causa disso descobri, por coincidência, que fez exactamente nessa semana 20 anos que eu me estreei como autor de sketches de humor para televisão. O programa chamava-se exactamente Joaquim Letria, passava na RTP 2, às quartas-feiras, era produzido pelo José Nuno Martins, pelo Thilo Krassman, pelo Fialho Gouveia e pelo Vitor Mamede, nos estúdios Edipim. O realizador era o António Carlos Rebesco, mais conhecido como Pipoca. A dupla que me convidou para escrever (na sequência de uma sugestão do José Nuno Martins) não podia ser melhor: José Pedro Gomes e Miguel Guilherme. O Miguel acabaria por sair ao fim de dois meses e picos, para fazer um filme, e foi substituído pelo António Feio, com quem o Zé Pedro só tinha trabalhado uma vez, num programa com outros actores (Clubíssimo), mas com quem o Zé Pedro me dizia ter a sensação de poder vir a fazer uma grande dupla. Recupero aqui, de umas gravações caseiras em VHS, os primeiros sketches que fiz para eles e para televisão. Como por exemplo, esta entrevista a um ponto chamado Rebuçado.

 

(http://videos.sapo.pt/2fBVW6bnChpEcltvtisR)

 

Jornal da Quarta

 

(http://videos.sapo.pt/VeiuoBZoOdPzIYoyMVDO)

 

O formato de jornal foi, claro, desde a primeira hora, um formato irresistível, o equivalente, em humor, àquelas figuras da ginástica obrigatória. Aqui decidimos chamar ao pivot Fernão Capelo Gaivota, não me perguntem porquê.

 

Entrevista ao inventor do comando de emoções

 

(http://videos.sapo.pt/grCVHHZ6ZaTEFms8jdek)

 

Curiosamente a ideia de um comando de pessoas (ok, com variações) viria a dar um blockbuster com o Adam Sandler uns anos depois. Devia ter registado, estes americanos estão-me sempre a roubar ideias...

 

Tempo de Antena das Minorias

 

 

(http://videos.sapo.pt/uLE6AQcVQGsrhg0EaS6o)

 

 

 

(http://videos.sapo.pt/ZqPazlZGw6jUhMJGs4Sy)

 

Este foi o formato com que o António Feio se estreou em dupla com o Zé Pedro, para nunca mais se separarem. Um dos mais estimulantes casamentos artísticos do teatro e do humor em Portugal. Foi um privilégio ter sido o padrinho.

 

Toino, cantor pimba minimalista

 

 

 

(http://videos.sapo.pt/7oIiSzP2l5JZbCSfJAgB)

 

Lembro-me que este Toino e o seu agente T.S. Meireles nos deram particular gozo. Reparem, por outro lado, como tudo isto era feito com público ao vivo em mesas, orquestra e gravação live on tape. O visual e o estilo da época, só por si, acabam por vezes por ter mais graça que os sketches. Isto vai voltar a acontecer daqui a 20 anos quando olharmos para o nosso trabalho de hoje.

 

Jornal da Quarta

 

 

 

(http://videos.sapo.pt/rOwzUstBvHmWrg9tJMrt)

 

Aqui, um novo Jornal da Quarta, já com António Feio.

 

Lembras-te?

 

 

 

(http://videos.sapo.pt/B4ss3uQIVCOGkTeeVBmQ)

 

A fechar, este sketch já gravado no início de 1991, cheio de fumo de cigarros e nostalgia. Um de que o António gostava particularmente, aliás acho que era um dos nossos preferidos, do Zé Pedro e meu também.

 

20 anos.


Arquivado em:

Nuno Artur Silva às 13:52 | link do post

Bio Notas biográficas Currículos Fotos Links Acerca E-mail Work Livros Peças Episódios Artigos Ideias Notas Média Rádio English